WORKSHOP GOPALA HARI



Essa semana participei de um workshop do Restaurante Gopala com a Chef Nrihari Devi.
O grupo tinha cerca de nove mulheres e eu (único homem). A turma contava com donas de casa, futuras donas de restaurantes, entusiastas da comida lactovegetariana e eu, um curioso da cultura gastronômica.



Um lugar bem bonito com pétalas pelas escadas e almofadas pela sala de jantar, na cozinha só entra de chinelo de sisal.



A chefe Nrihari Devi e a organizadora Mitra foram muito simpáticas e atenciosas, ajudando todos a aprenderem e a interpretarem as receitas.



A cozinha indiana é muito espiritualizada com tradições seguidas há milhares de anos.
Comida com base religiosa. O primeiro convidado é Deus, por isso não se prova enquanto se prepara a comida.
Daí vem a pergunta: como não errar?
Segundo a chefe, é simples. A reposta é o amor. Não o sazon, mas a energia que você passa para a comida durante o preparo. Como uma mãe fazendo comida para seu filho dificilmente erra no sal.



Ouvimos também sobre as massalas, que são o toque do chefe, ou o tempero da vovó. Um mix de temperos que a gente inventa e usa para sempre.
Uma das coisas que mais chamaram a minha atenção foi o ghee, uma manteiga super pura que nunca satura e pode ser usada muitas vezes e em tudo (dizem que não faz mal para o colesterol).



O cheiro do preparo dos nove pratos ensinados no workshop é como um sonho bom. No final, a esperada degustação. Um deleite.
Primeiro a comida é oferecida a Deus, depois atacamos.



Estava tudo ótimo, delicioso e saudável. O que eu mais gostei foi o Dahi Sabji com o Puri pão chato frito. Todas as panelas e temperos usados durante a aula estão à venda na loja do Gopala, mas no curso você ganha alguns temperos e apostilas para já sair fazendo. Gostaria de participar de novo.



Mais informações em www.gopalahari.com.br ou pelo telefone (11) 3283-1292.



Mais fotos no http://www.flickr.com/photos/drocome

4 comentários:

  1. Oi, vim conhecer teu canto, é novo pela blogosfera gastronomica? Voltarei mais vezes, já vi que muita coisa boa vai rolar!! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá !!
    Q legal seu blog...
    Boas dicas em SP..
    Paasa no meu blog..
    AH te vi no blog da Carol do Cerejinha..

    até..

    ResponderExcluir
  3. Olá, vi você no blog da Cherry e passei por aqui pra te conhecer. Gostei das receitas, das dicas e que ótimo curso fizeste heim?!
    Se desejares venha conhecer meu blog, ok? Já me fiz seguidora e voltarei mais vezes! Bjuss!!!

    http://www.nabiroskinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Obrigada por seguir o Matutando.

    E tão bom chegar aqui justo em um dia que tem notícias de um restaurante que serve uma comida tão gostosa quanto o Gopala! Não sabia que eles faziam wokrshops, gostei da dica. Quem sabe um dia eu não participo também, né?

    E sim, o SESC é mesmo uma delícia.
    bj

    ResponderExcluir